Este é um "blogue de artista" a abrigar a exposição online do projeto poético Edições AKANA, integrante da pesquisa de Pós-Doutorado “Literatura expandida do filme Aka Ana, de Antoine d’Agata: palavra e corpoimagem”, realizada por Maruzia Dultra, sob a supervisão do poeta Sandro Ornellas, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - PPGLitCult/ ILUFBA (2020-2021).
As Edições AKANA são uma coleção editorial de artesanias analógico-digitais no formato de livros & pôsteres que expandem a noção de literatura. Ao esposar palavras & impressões do filme Aka Ana em páginas, é como se as Edições AKANA conferissem a elas o estatuto de Literatura na forma física tradicional – a bibliográfica. Porém o livro não está, aqui, em jogo como mero suporte. As tiragens únicas AKANAs recobram a dimensão cinematográfica de Aka Ana, já que “(...) o tal ‘suporte’ deixa de suportar depósitos gráficos para ser uma superfície extensiva, folhas ‘quase cinema’, um campo de aterrissagem para sinais transitivos, com alta voltagem poética.”, como nos fala Edith Derdyk em seu livro Entre ser um e ser mil. O que importa está esposado nas páginas, mas não somente isso, também materialmente embutido nos valores plásticos de transparência, opacidade, perfuração, relevo, vinco, dobra, brilho, cor, corte, desdobragem espacial, elasticidade, flexibilidade, textura e dureza, conforme elenca Júlio Plaza no texto "O livro como forma de arte". Está também nas relações que vão se formando entre uma página e outra, nos sentidos que se misturam ou mesmo na suspensão destes, nas associações imprevisíveis que se aninham à obra, clamando pelo verbo “VLER” proposto por Décio Pignatari, cuja leitura passa pela ponta dos dedos (embora não se trate do braille), pelas mãos e, às vezes, pelo corpo inteiro.
Videoperformance de montagem do Livro-bichobjeto (AKANA #0)